Marque sua consulta

AV. ACAD. NILO FIGUEIREDO, 2303 | LAGOA SANTA - MG.  DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 18H. SÁBADO DAS 8H ÀS 13H, EXCETO FERIADOS.

A alimentação é uma ação vital do ser humano. É a partir desse processo que o nosso corpo consegue absorver nutrientes e vitaminas essenciais para o seu bom funcionamento. Uma alimentação saudável é capaz de influenciar todo o organismo. No entanto, fazer uma dieta adequada não é algo tão fácil para a maioria das pessoas. Isso porque a rotina atribulada e a variedade de produtos industrializados, geralmente, dificultam bastante.

Neste texto, preparamos um guia completo para você entender a importância da alimentação na sua vida e saber os passos para começar a comer bem. Continue acompanhando!

Por que se alimentar de forma equilibrada?

Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e o bem-estar físico e mental. Consumir todos os nutrientes que o organismo precisa proporciona mais energia para seu dia a dia, previne doenças, evita o envelhecimento precoce e te possibilita ter uma vida mais longa e saudável.

Além disso, por meio da alimentação saudável você pode melhorar o desempenho nos esportes, controlar o peso corporal, regular a produção de determinados hormônios e amenizar o estresse, por exemplo. Tudo isso pode evitar o uso controlado de medicamentos, procedimentos invasivos e até mesmo gastos mais onerosos com a saúde.

Por onde começar?

Agora que você já entende que é imprescindível ter uma alimentação equilibrada e balanceada, preparamos sugestões para você colocar em prática.

Aposte na dieta colorida

Uma forma de garantir uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas e minerais é por meio de refeições bem coloridas. Inserir frutas e verduras de cores diferentes no seu prato é o primeiro passo para uma refeição saudável.

  • Alimentos alaranjados e amarelos: são ricos em betacaroteno, que é transformado em vitamina A. Essas substâncias ajudam a fortalecer o sistema imunológico e mantém o tecido cutâneo vivo e saudável.
  • Alimentos vermelhos: possuem carotenoide, licopeno, quercetina e hesperidina, nutrientes antioxidantes, aceleradores do metabolismo e responsáveis pela saúde dos tecidos. Além disso, esses alimentos controlam o peso do corpo e pode evitar o surgimento do câncer.
  • Alimentos verdes: contêm potássio e vitaminas A, C, E e K. Alguns desses nutrientes são lipossolúveis e atuam na prevenção da calcificação de artérias, ajudam a aumentar a densidade óssea e diminuem a cólica menstrual. Além disso, contribuem para a saúde bucal, combatendo certas bactérias nocivas.
  • Alimentos roxos: possuem flavonoides e carotenoides, substâncias que regulam o fluxo sanguíneo e garantem o bom funcionamento do cérebro.
  • Alimentos brancos: são ricos em substâncias fitoquímicas, que garantem o fortalecimento e o bom funcionamento do sistema imunológico.

E as dietas da moda?

Esqueça! Geralmente, dietas muito restritivas não fazem bem para a sua saúde. O ideal é fazer um acompanhamento com um profissional especializado, ele sim poderá passar uma dieta que estará de acordo com os seus objetivos e sua rotina.

Evite comer na rua

Tente se organizar para levar as próprias refeições para o trabalho. Separe um dia da semana para cozinhar e congele os alimentos em porções diárias. As opções de lanchonetes e restaurantes, geralmente, são gordurosas, com muita fritura e industrializadas.

Faça as refeições com calma

Quando você come com pressa, o sabor dos alimentos passa despercebido pelo seu paladar. Além disso, você demora mais tempo para ficar satisfeito, fazendo com que  haja vontade de comer mais.

Movimente-se

Se você está em busca de uma alimentação saudável, com certeza tem o interesse em melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida, certo? Devido a isso, não podemos deixar de lado os exercícios físicos. Mexer o corpo contribui para o bom funcionamento dos órgãos, relaxa os músculos e a mente, diminui a ansiedade e o estresse e ajuda a regular o peso.

Agora é a sua vez! Que tal colocar em prática agora mesmo nossas dicas? Lembre-se: a alimentação saudável é baseada no equilíbrio, na variedade e, claro, na moderação.

Tem dúvidas sobre o assunto ou quer um acompanhamento mais de perto? Entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para atender você!